Tipos de
Conhecimento
Por Patrícia Carvalho Pinheiro
O
CONHECIMENTO
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo:
conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um
documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço;
saber, instrução.
O tema
"conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições,
hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis ou
verdadeiros.
TIPOS DE CONHECIMENTO
- Mito ou Senso Comum;
- Ciência;
- Cultura;
- Religião;
- Arte;
- Filosófico.
SENSO COMUM OU MITO
É a forma de
conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem
compromisso com uma apuração ou análise metodológica. Não pressupõe reflexão, é
uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é
superficial.
CONHECIMENTO
CIENTÍFICO
Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e
sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está
observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus
alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no
processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais
características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular.
O desenvolvimento do método científico deu um contributo significativo para a
nossa compreensão do conhecimento. Para ser considerado científico, um método
inquisitivo deve ser baseado na coleta de provas observáveis, empíricas e mensuráveis sujeitas aos princípios específicos do raciocínio.
O
método científico consiste na coleta de dados através
de observação e experimentação, bem como na formulação e
teste de hipóteses.
CONHECIMENTO RELIGOSO:
Conhecimento
adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do
teólogo é provar a existência de Deus e que os textos bíblicos foram escritos
mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como
verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas,
arqueológicas e coletivas que lhe dão sustentação.
CONHECIMENTO CULTURAL
Cultura
é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou
comportamento natural.
No
dia-a-dia das sociedades civilizadas (especialmente a sociedade ocidental) e no vulgo costuma
ser associada à aquisição de conhecimentos e práticas de vida reconhecidas como
melhores, superiores, ou seja, erudição; este sentido
normalmente se associa ao que é também descrito como "alta
cultura", e é empregado apenas no singular (não existem culturas, apenas uma cultura ideal, à qual os homens indistintamente devem
se enquadrar).
Dentro
do contexto da filosofia, a cultura é um conjunto de respostas para melhor
satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Cultura é informação, isto é, um conjunto
de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos
e aos vindouros.
A
cultura é o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram
resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem
não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam.
A cultura é um fator de humanização. O homem só se torna homem porque vive no
seio de um grupo cultural. A cultura é um sistema de símbolos compartilhados
com que se interpreta a realidade e que conferem sentido à vida dos seres
humanos.
Além
disso a cultura é também um mecanismo cumulativo. As modificações trazidas por uma
geração passam à geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo
e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço das
novas gerações.
O
CONHECIMENTO ARTÍSTICO
A palavra ARTE vem do
Latim: habilidade, técnica.
Como Conceito, tem-se: é
a manifestação humana estética e comunicativa realizada através da percepção
das emoções e das idéias. Deste modo, podemos afirmar que a ARTE tem como OBJETIVO
estimular a consciência do espectador.
O que será exposto pelo
artista e o que será enxergado pelo espectador de uma obra de arte pode variar,
dependendo de quais sejam seus referenciais artísticos, isto é, de qual sua
visão de arte, seus modelos culturais (costumes, hábitos, educação, herança).
Neste sentido, podemos
dizer que há basicamente 2 tipos de CULTURA ARTÍSTICA:
a) CULTURA DE MASSA: popular. Consiste
em padrões culturais comuns a um determinado grupo, atingindo uma grande
proporção social, pois na exigem padrões estéticos refinados;
b) CULTURA ERUDITA: elitizada.
Caracterizada por padrões estéticos mais refinados, que exige do espectador uma
maior visão de mundo (cultural e educacional);
Além do modelo de padrão
cultural que temos (popular ou erudito) o que faz uma OBRA DE ARTE é a
representação que ela faz da realidade. Neste aspecto a Obra de Arte pode ser
ABSTRATA OU CONCRETA.
ABSTRAÇÃO: Consiste em uma
representação figurada da realidade, da forma que o artista vê e a sente, nem
sempre igual à forma observada pelo espectador;
CONCRETISTMO: Consiste na
representação descritiva da realidade vivenciada, ou seja, da forma que ela é,
sem distorções.
O que vai determinar se
uma Obra de Arte é concreta ou abstrata é seu referencial: do ponto de vista do
Artista ou do ponto de vista do Espectador.
Para o ARTISTA: Cabe a ele ter ATITUDE
POÉTICA, ou seja, ser capaz de expressar com fidelidade seu sentimento através
de sua Obra;
Para o ESPECTADOR: Ter um
modelo popular ou erudito de cultura, que o tornará capaz ou não de compreender
a Atitude Poética do artista. Exemplo: um indivíduo erudita pode não
compreender como arte uma exposição de grafite nos muros de uma escola, assim
como um indivíduo popular pode não ver sentido em um Ópera.
CONHECIMENTO
FILOSÓFICO
O Conhecimento Filosófico se constitui de propósitos filosóficos: Verdade
(NÃO DO MODO ABSOLUTO), pensamento racional, procedimentos especiais para
conhecer fatos, aplicação prática de conhecimentos teóricos, correção, acúmulo
de saberes.
A filosofia se baseia em 3 características:
A indagação, a reflexão e a sistematização.
A INDAGAÇÃO:
O que é o homem?, O que é a vontade?, O que
é a paixão?, O que é a razão?, O que é o vício?, O que é a virtude?, O que é a
liberdade?, O que é um valor?, O que é pensar?.
§R: Porque
avaliamos os sentimentos e as ações humanas.
§Para
respondermos qualquer questão a indagação tem 3 princípios: O QUE É?, COMO É?
POR QUE É?
Uma coisa, um valor, uma ideia, um
comportamento?
Desde modo:
O QUE É?: - a filosofia pergunta qual é a
realidade e qual é a significação de
algo.
COMO É?: - Como é a estrutura ou o sistema de relações que constitui a
realidade de algo.
POR QUE É?: - Por que algo existe, qual é a
origem ou causa de algo.
A REFLEXÃO:
§É o movimento
pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si
mesmo como fonte desse pensado.
§É o
pensamento interrogando-se a si mesmo ou pensando-se a si mesmo.
§É o
afastar-se para enxergar-se – como a reflexão de em um espelho.
§Quando
volta-se para si mesmo o pensamento consegue: examinar, compreender e avaliar
suas ideias, vontades, desejos e sentimento.
A SISTEMATIZAÇÃO:
§A filosofia
não é feita de “achismos”;
§Ela trabalha
com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos, opera com conceitos
ou ideias obtidos por demonstração ou prova, racionalmente apresentados.
§O
conhecimento filosófico é um trabalho intelectual. É sistemático pois exige que
perguntas e respostas sejam válidas, verdadeiras.
§3 FATORES
BÁSICOS: Visão de Mundo, Sabedoria de Vida, Crítica dos conhecimentos e
práticas que aprendeu ao longo da vida.
O
conhecimento filosófico, ao contrário da Ciência e do Senso Comum que buscam a
verdade, procura a indagação, a reflexão. Refletir é o ato de se afastar do
objeto e analisá-lo de fora, sem interferir com suas opiniões e conceitos
próprios.
FASES
DA FILOSOFIA
- Grega:
centrada na política (pólis) – Sofistas, Sócrates e Platão;
- Greco-Romana:
centrada na Metafísica (mundo do pensamento) e nas Ciências (Matemática,
Biologia, Medicina, etc) – Aristóteles, Tales de Mileto, Pitágoras, Hermes,
etc.).
- Medieval:
patrística (pensamento religioso dos padres católicos);
- Moderna:
Contratualismo, Liberalismo, Iluminismo e Socialismo.
- Pós-moderna:
Determinismo, Estruturalismo, Funcionalismo e Libertarismo.
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