TRABALHO DE FÉRIAS DE SOCIOLOGIA
O trabalho de Recuperação Contínua de Sociologia deve ser feito nas férias escolares e entregue até o final da primeira semana de agosto (no retorno).
O trabalho consiste em responder o questionário abaixo, referente a cada série, que deve ser entregue em folha almaço e/ou sulfite (pode ser manuscrito ou impresso), com Capa (contendo nome do aluno e tema do trabalho).
Seguem as questões:
1º ANO
1)
Defina sociologicamente: SOCIABILIDADE,
SOCIALIZAÇÃO, LINGUAGEM e SOLIDARIEDADE.
2)
Diferencie: Marginalidade de Marginalização.
3)
CIDADANIA: Direitos X Deveres. Explique.
4)
Diferencie SOCIEDADES de COMUNIDADES.
5)
Relacione PERSONALIDADE com ISOLAMENTO SOCIAL.
6)
O que é DESNATURALIZAÇÃO e ETNOCENTRISMO?
7)
Segundo o modelo de Ética de Aristóteles
diferencie Pré-conceito de Preconceito.
8)
Como funciona a aplicação da Declaração
Universal dos Direitos Humanos e as Leis da Convenção de Genebra a países não membros da ONU?
9)
O que são e como funcionam as chamadas “Leis
Reparatórias"?
10)
Diferencie as funções dos 3 poderes: Executivo,
Legislativo e Judiciário.
2º ANO
1) Considerando o padrão
Eurocêntrico de Mundo, como ocorreu a COLONIZAÇÃO da América?
2) Por que pode afirmar que o
Brasil é o país mais MISCIGENADO do Mundo?
3) Pode-se afirmar que a
escravidão negra e/ou indígena no Brasil foi pacífica? Justifique com exemplos.
4) Diferencie: ASILO, EXÍLIO,
REFÚGIO e MIGRAÇÕES.
5) O que é DIT e DST? Porque
surgem apenas com o Sistema Capitalista?
6) Como o Sistema Capitalista se
consolidou após a 2ª Grande Guerra Mundial?
7) Diferencie CONSUMO (1ª e 2ª
Revoluções Industriais) de CONSUMISMO (3ª Revolução Industrial).
8) Porque apenas países Ricos e
Emergentes têm setores quarternário e quinário da economia?
9) O que é e como funciona a
OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA?
10) Quais as formas possíveis dos
países captarem dólares no exterior?
3º ANO
1) CIDADANIA, MARGINALIDADE e
MARGINALIZAÇÃO. Diferencie.
2) Como funciona a aplicação da
Declaração Universal dos Direitos Humanos em países não membros da ONU?
3) O que são e como funcionam as
chamadas “Leis Reparatórias”?
4) Diferencie: Direitos Sociais,
Civis e Políticos?
5) Brasil: país Democrático,
Republicano e Presidencialista. Explique.
6) Diferencie, na visão
Aristotélica: Lei, Ética e Caráter.
7) Dê exemplos (ao menos 2) de
governos antidemocráticos ao longo da história.
8) Diferencie as funções dos 3
poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
9) Diferencie DEMOCRACIA DIRETA,
SEMIDIRETA e INDIRETA.
10) Considerando a atual
conjuntura política brasileira e seu histórico democrático, porque há 2
movimentos políticos populares: um caracterizando o Impeachment Dilma como algo
legítimo e outro como golpista?
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